Cia iLtda se prepara para lançar seu primeiro espetáculo

Agora temos um nome.

Somos Cia iLtda.

E com um nome, vem uma missão. Nossa primeira empreitada é criar um espetáculo que celebre os 400 anos da morte de um certo bardo inglês: William Shakespeare.

Mas o que Shakespeare tem a ver com a gente hoje? O que a gente pode aprender com ele e, mais importante, o que podemos e queremos passar para o público? Essas questões levaram a criação do espetáculo “Parada Shakespeare”.

Em uma estação de metrô qualquer, o cotidiano de algumas pessoas é transformado quando um condutor obstinado decide levar todos por um passeio pelas obras de Shakespeare. A cada estação o trem abre suas portas para um novo e instigante universo criado pelo autor inglês. Liras, trapézios, cordas e pernas de pau traduzem de um jeito único peças como “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “A Megera Domada”, “A Tempestade” e “Ricardo III”. Amor, ódio, sangue, suor e lágrimas são derramados no picadeiro, dando um gostinho especial a esses clássicos do jeito que só o circo consegue fazer.

IMG_20160825_235430

Rafael, Marina, Marcos, Ana, Allan, Tayane, Sara, Viviane e Maycow

O espetáculo tem direção do Diretor Artístico do Circo CRESCER E VIVER, Vinicius Daumas e Codireção do Diretor da Cia EnvieZada, Zé Alex. A supervisão artística é da Diretora do Graeae Theatre Company, Jenny Sealey, que também dirigiu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. A ficha técnica conta ainda com Daniel Gonzaga à frente da trilha sonora e Denise Bernardes na direção de arte.

Tanto o espetáculo quanto a companhia são frutos da parceria entre o Circo CRESCER E VIVER, a People’s Palace Projects, a Graeae Theatre Company e o British Council, que foi iniciada em 2013. Parte deste elenco iniciou sua formação circense no Circo CRESCER E VIVER e depois de quase três anos, se lança no desafio de criar a primeira cia de circo com pessoas com deficiência. “Nos lançamos, mais uma vez, para inovar. Mas, desta vez, fortalecendo ainda mais estes artistas, que há muito tempo já conhecem a palavra superação e desafio, tão inerentes às artes do circo. O espetáculo é lindo, poético e é de circo!”, comemora o diretor Vinícius Daumas.

O grupo foi mobilizado pelo CRESCER E VIVER e a People’s Palace Projects para retomar os encontros de formação e de criação de um novo espetáculo. O processo teve duração de dois meses e faz parte do Projeto “Circo Sem Limites” e do “Polo Carioca de Circo CRESCER E VIVER”ambos com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, cuja verba é decorrente do edital do “Programa de Fomento Olímpico” e do “Programa Viva a Arte”.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *