Conheça nossos artistas

A Cia iLtda é composta por dez artistas. Seis deles com algum tipo de deficiência e quatro sem. Veja os perfis abaixo:

Alan Pagnota

Assunto: Cia iLtda no espetculo de circo Parada Shakespeare do projeto Circo Sem Limites com direção de Vinicius Daumasa na Praça XI Local: Rio de Janeiro - RJ
Data: 6 de setembro de 2016
Autor: Luciana Whitaker

Influenciado desde pequeno pelo pai e avô artistas, Alan logo desenvolveu um interesse pela música, participando de diversas bandas de variados estilos musicais. Em seguida, seguiu para artes cênicas, na qual se aventura há mais de dez anos como palhaço em ruas, teatros e circos. Após uma passagem pelo Blue Man Group em Nova Iorque, formou com Rafael Ferreira a Dupla Mão na Roda, buscando quebrar paradigmas por meio da arte circense.

Ana Luiza Faria

Assunto: Cia iLtda no espetculo de circo Parada Shakespeare do projeto Circo Sem Limites com direção de Vinicius Daumasa na Praça XI Local: Rio de Janeiro - RJ
Data: 6 de setembro de 2016
Autor: Luciana Whitaker

Formada em educação física, Ana é judoca e campeão parapanamericana no esporte. Aos poucos foi se enveredando pelo maravilhoso mundo das artes, participando de cursos e oficinas de teatro e circo em Natal. Estrelou diversas peças e se especializou no trapézio. Ana sempre sonhou em fazer parte das paralímpiadas e estar no Rio de Janeiro com o Circo Sem Limites também é a realização de um grande sonho.

Jhonatas Narciso

_lwh3379

Tradutor e Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) desde os 18 anos, viu aos poucos uma curiosidade em aprender uma língua diferente, que ainda era pouco conhecida por pessoas Não Surdas na época, se tornar sua profissão e motivo de realização.  Jhonatas é pós-graduando em Ensino, Tradução e Interpretação da LIBRAS, pela Faculdade de Letras da UFRJ, é apresentador intérprete do programa Visual, da emissora TV Brasil e ainda desenvolve trabalhos de Acessibilidade Cultural em LIBRAS em espetáculos teatrais e shows.  Em 2014, estrelou o espetáculo “Belonging”, que reuniu artistas brasileiros e britânicos, com e sem deficiência, em uma apresentação de circo.

Marcos Paulo

parada_shakespeare_apre-22

Marcos Paulo foi atleta da equipe brasileira de Judô para Surdos e durante 5 anos participou de vários campeonatos, chegando a conquistar medalha de bronze na Venezuela em 2012, no 14º Mundial de Artes Marciais dos Surdos. Paralelamente ao esporte, Marcos Paulo guardava o sonho de se tornar ator, sempre aproveitando toda oportunidade de ter contato com diferentes tipos de arte: Dança, Teatro, Circo, etc. Em 2013, participou de oficinas circenses no Circo Crescer e Viver, culminando no espetáculo Belonging, que estreou em Londres, Rio e São Paulo.

Marina Ohlavrac

_lwh3433

Há 13 anos, quando estava perdida entre a graduação em Jornalismo e Educação Física, não havia considerado a possibilidade de ser artista. Acabou sendo convidada para participar de seu primeiro espetáculo teatral, acompanhando uma amiga na seleção do clássico de Nelson Rodrigues. Felizmente, percebeu que a paixão pelo ofício a guiaria no delicioso mundo de coxias empoeiradas, superando o medo que tinha de decorar textos devido a sua deficiência visual. Nesta bela trajetória foi presenteada com personagens marcantes, pessoas especiais, palcos inesquecíveis, prêmios e indicações.

Maycow Ribas

20160905_222805_018_01

Maycow Ribas, 23 anos, capixaba, estuda e trabalha com circo desde 2008, onde iniciou sua pesquisa e treinos em aéreos. Juntamente com o circo entrou para a dança com o balé clássico e o contemporâneo. Mudou-se para o Rio de Janeiro para buscar a profissionalização na arte circense através da Escola de Circo Social Crescer e Viver no seu Programa de Formação do Artista Circense, onde desenvolveu outras habilidades além dos aparelhos aéreos, como acrobacia de solo e portagem. Participou de vários espetáculos dentre eles o Gira dirigido por Luiz Igreja. Hoje desenvolve uma pesquisa na roda cyr que é sua habilidade específica e se forma no PROFAC ao final desse ano.

Rafael Ferreira

Circo Sem Limites, Rio 8 August 2016

Começou a vida artística na área da dança (break dance, que faz parte da cultura hip hop), fazendo apresentações em escolas públicas e particulares, em eventos e sarais.  Em 2004 recebeu uma proposta pra trabalhar na Unicirco por indicação de um palhaço que já tinha visto suas habilidades. Participou de alguns programas de TV como: Programa do Ratinho (Você é o Jurado), Qual é o Seu Talento? (primeira temporada), Melhor do Brasil (com Rodrigo Faro na Rede Record). Em 2007, fez parte das aberturas dos Jogos Parapanamericanos com a Unicirco. Em 2010, devido a uma hérnia de disco, abandonou o treino de circo e ficou parado por 3 anos, voltando em maio de 2004 pra o Unicirco, quando teve, com Alan Pagnota, a ideia de formar a Dupla Mão na Roda.

Sara Bentes

Assunto: Cia iLtda no espetculo de circo Parada Shakespeare do projeto Circo Sem Limites com direção de Vinicius Daumasa na Praça XI Local: Rio de Janeiro - RJ
Data: 6 de setembro de 2016
Autor: Luciana Whitaker

Sara Bentes é cantora, compositora e atriz, premiada internacionalmente, com participações em festivais de arte nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Tailândia e Argentina. Em 2012, em parceria com amigos e com o pai, Sergio Bentes, ela lançou seu primeiro CD infantil, intitulado “Faz Sempre Sol”; em 2015, lançou seu primeiro CD solo, o “Invisível” com trabalho autoral, parcerias e uma releitura de uma música do compositor Marcelo Camelo; atualmente ela prepara seu próximo CD. Sara, atriz registrada com DRT, integrou a companhia de teatro Mix Menestréis e integra o Teatro Cego, ambos em São Paulo; atua ainda na dança – experiência em ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão e dança do ventre, no circo – experiência em performance aérea na lira, e na literatura – lançou em 2011 seu primeiro livro: “Fotografias Poéticas de um Olhar Viajante”, pelo Clube de Autores, e em 2013 o livro de crônicas “Quando Botei a Boca no Mundo”; é palestrante e consultora de inclusão de pessoas com deficiência; traz experiência como jornalista, apresentadora e repórter em web-TV e web-rádio; esteve no programa Fantástico – Rede Globo, com o projeto Percepções, uma expedição de 3 meses por 9 países da América do Sul, foi entrevistada na novela América – Rede Globo, cantou no quadro Mulheres que Brilham, do programa Raul Gil – SBT, cantou no programa Todo Seu, de Ronie Von – TV Gazeta, dentre várias outras participações em programas de TV e documentários. Sara Bentes mantém o blog Boca no Mundo, tem conquistado um crescente e fiel grupo de seguidores nas redes sociais, e mais sobre seu trabalho pode ser encontrado em:

Tayane Almeida

Circo Sem Limites, Rio 8 August 2016

Tayane Almeida é formada pela escola e faculdade Angel Vianna no curso técnico de bailarino contemporâneo, ingressa no programa de formação do artista de circo no circo Crescer e Viver, foi contemplada pelo edital polo carioca de circo na categoria de modelagem de espetáculo, onde deu origem a companhia Circo em Nós com seu primeiro espetáculo “Aquilo que não cabe em mim”. Suas experiências artísticas se deram em apresentações semestrais na Angel Vianna, no variete cultural no Centro Municipal Laurinda Santos Lobo, no Circo Crescer e Viver e no Vivo Rio com o espetáculo Gira.

Viviane Macedo

Assunto: Cia iLtda no espetculo de circo Parada Shakespeare do projeto Circo Sem Limites com direção de Vinicius Daumasa na Praça XI Local: Rio de Janeiro - RJ
Data: 6 de setembro de 2016
Autor: Luciana Whitaker

No ano de 2014, participou do espetáculo “Belonging”, que foi o resultado do encontro entre o Circo Crescer e Viver e a Graeae Theatre Company da Inglaterra, que reuniram 4 integrantes do Rio de Janeiro e 5 integrantes da Inglaterra, em um intercâmbio artístico-cultural, com o objetivo de oferecer treinamento e técnicas circenses para pessoas com deficiência. O projeto durou 7 meses e as apresentações aconteceram em Londres, Rio e São Paulo. Em 2015, participou do projeto “Mix Menestréis”, em São Paulo, oficinas de teatro que envolvem pessoas com deficiência física e visual e no final apresentaram o espetáculo “Aldeia dos Ventos” de autoria do Oswaldo Montenegro e direção Deto Montenegro. Neste mesmo ano gravou na novela “Malhação” com seu parceiro Luiz Claudio Passos, onde atuou como atriz e dançarina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *