Viewpoints

Viewpoints

Os ensaios iniciais da Cia iLtda começaram com a aplicação da técnica de viewpoints pelo codiretor Zé Alex. A técnica ajuda a construir um vocabulário para palcos a partir do pensamento da ação e atuação por meio do movimento e do gesto, É uma técnica de composição criada inicialmente como método de improviso pela coreógrafa Mary Overlie, nos anos 1970. Posteriormente, ela foi adaptada para os palcos teatrais onde teve grande aderência.

20160708_170823
Zé Alex entrou em contato com o método em Nova Iorque, onde estudou e agora embarca junto com nossos artistas sem limites no desafio de levar a técnica para o circo.

Os primeiros exercícios consistiram em criar grids (grades) dentro de um espaço e por meio de diversos estímulos do ambiente, os artistas iam interagindo e improvisando. Em um primeiro momento, cada um improvisava sozinho e em linha reta pelo grid, mas conforme os exercícios foram evoluindo, eles passaram a improvisar uns com os outros e também com o ambiente, sempre observando os 9 viewpoints: Tempo, Duração, Resposta Sinestésica, Repetição, Espaço, Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia

 

20160713_154355

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *